José Paulo Ribeira
José Paulo Ribeira iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade na escola de música da A.M.I.R. (Associação Moledense de Instrucção e Recreio), tendo prosseguido a sua formação na Academia de Música Fernandes Fão, local que frequentou até ao 6ºgrau. Em 2003 ingressa no curso de Formação Musical na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto).
Paralelamente à formação, desde muito cedo iniciou a sua atividade como performer em projectos musicais, tais como a música ligeira e jazz, passando pelo pop, rock, funk, entre outros. São de destacar: Ironic Speech, Fragmentos, Spleen Poetry, Sotie Flow, Hugo Torres, Pedro Cravinho Quintet, Pulsar Efémero, entre outros.
Participou como maestro e pianista no musical Música no Coração de Filipe La Féria, no Teatro Rivoli (Porto). Teve a seu cargo a direcção musical, criando arranjos e alguns originais, dos musicais Saltimbancos e Música no Coração, levados à cena pela Academia de Música Fernandes Fão, com encenação de Pedro Lamares. Foi também responsável pelos arranjos e direção musical do espetáculo AMFF in Concert, relativo à mesma instituição.
Trabalha regularmente como director musical do grupo de teatro da SIRC (Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço) na vertente de teatro de revista. Dirige musicalmente o projecto Tributo a Zeca Afonso, produzido pela Cervmusic.
Compõe regularmente temas dos mais variados estilos, mas é na elaboração de arranjos (para qualquer tipo de formação) que se tem concentrado grande parte do seu trabalho.
Atualmente, lecciona Formação Musical e Atelier de Improvisação na Academia de Música Fernandes Fão, Piano/Teclados e Fomação Musical nas escolas particulares AMIR Rockschool, da qual é fundador juntamente com Paulo Baixinho, e Cervmusic.
Integra, desde 2008, o Ensemble Risoluto, juntamente com a Soprano Sílvia Pinto e o Clarinetista Paulo Barbosa.